FAC – Formação de Analistas de Crédito

 
Programa Integrado - Duração: 48h.
 
 OBJETIVOS GERAIS  

  1. Proporcionar as condições necessárias para, além de analisar o cliente sob a ótica financeira que é fundamentalmente importante, também definir uma política de crédito abrangente e detalhada, contemplando o princípio da eqüidade.
  2. Analisar o potencial de pagamento do tomador, bem como os riscos envolvidos nas operações de crédito, tanto sob o enfoque bancário como sob o ângulo empresarial.
  3. Otimizar a área de Análise de Crédito, como alavancadora de receitas e resultados, ou seja vendendo mais e melhor a empresa incrementa sua participação em seu mercado, além de proporcionar melhores índices de recebíveis, significando impactos positivos na liquidez e na solvência do fluxo de caixa.
  4. Dotar os participantes de conhecimentos estratégicos e negociais, objetivando distinguir os melhores procedimentos para evitar a inadimplência, e quando ocorrer, os caminhos mais viáveis para a negociação dos créditos, buscando o recebimento dos mesmos e a permanência do cliente.
  5. Motivar a troca de experiências entre os participantes, integrando a teoria com exemplos verídicos que complementam o programa e permitem a adequação á realidade empresarial vivida por cada um.

 
 TÓPICOS E CONTEÚDO  

PRINCIPAIS FERRAMENTAS APLICADAS
O papel estratégico da gestão de créditos;
Gestão de custos e formação de preços;
Matemática financeira aplicada;
O estudo da riqueza e suas tendências.
PESSOA FÍSICA: ANÁLISE, CONCESSÃO E GESTÃO DE CRÉDITOS
Cadastro, Crédito & Cobrança;
Cadastro: o poder da informação;
Análise de crédito: a ferramenta;
Concessão de créditos por pontuação;
O IPI - índice de propensão a inadimplência;
Visão política e decisão de crédito.
PESSOA JURÍDICA: ANÁLISE, CONCESSÃO E GESTÃO DE CRÉDITOS
Cadastro, Crédito & Cobrança;
Análise de empresas;
Cadastro: o poder da informação;
Análise de crédito: a ferramenta;
O rating e a análise de riscos;
Visão política e decisão de crédito.
RECUPERANDO CRÉDITOS & NEGOCIANDO COM INADIMPLENTES
Inadimplência: principais motivadores;
Análise de crédito;
Crédito: titulação e tipos comuns;
O cliente não pagou! E agora?
A arte de negociar com inadimplentes;
O acordo: será que é possível?

 

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