Como Otimizar os Custos e Formar Preços Competitivos

Curso
Duração: 16h

OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar ao público-alvo as condições necessárias para que se possa além de realizar o custeio e a precificação, que são fundamentalmente importantes, mas de definir uma política de preços e de mix que seja atrativa, lucrativa, rentável e coerente.

TÓPICOS E CONTEÚDO

Reavaliação de Métodos e Aperfeiçoamento

COMPETITIVIDADE E GLOBALIZAÇÃO

As Principais Mudanças no Mundo Empresarial Os Cenários: Globalização e Competitividade Análise Ambiental Externa e Interna Indicadores MacroEconômicos e Projeções Contribuição de cada área da empresa na formação de preços

GESTÃO DOS ELEMENTOS DE CUSTEIO

Diferenças técnicas entre Custos e Despesas Relações existentes entre os Gastos Fixos e Variáveis Aspectos Fiscais e Tributários Regimes de Apuração de Lucro Créditos e Incentivos Fiscais

CUSTO DE MATERIAIS E DO PROCESSO INDUSTRIAL

Custo da Matéria-Prima, Estocagem e Perdas. Mão de Obra Direta e Custos Indiretos de Fabricação Custeio por “Absorção” e por “Tempo” Método: Custo/Minuto/Fase/Produto Dimensionamento das Capacidades Instaladas e Utilizadas O Custeio Marginal como Ferramenta de Apoio Decisorial

FORMAÇÃO DE PREÇOS

Alocação dos Elementos de Custeio A Estruturação dos Fatores de Mark-up Definição das Margens de Lucro Negocial A Determinação do Preço Final – Mercado Interno e Exportações

MARGEM, MIX E VOLUME

O cálculo “correto” da Margem Bruta Global, por Produtos e por Famílias Qual é o Preço Ideal? Mínimo? Desconto? Itens, Clientes, Regiões X % Vendas, % Margens, e Gastos Fixos. O Faturamento Mínimo ou Ponto de Equilíbrio A Cota Objetivo para Remunerar o Capital