Bem vindo à área para Diagnóstico de Gestão Corporativa.
Aqui você responderá 16 perguntas, que auxiliarão o sistema na avaliação financeira de sua empresa.
Leia todas as questões, marcando a alternativa que melhor corresponde ao seu momento atual.
Seja honesto consigo em cada questão, afinal, o interesse é seu.

1. Dentre as atribuições da gestão da empresa quais são as prioridades, pela ordem?
Contas a pagar, Faturamento, Comunicação interna, Planejamento longo prazo
Faturamento, Comunicação interna, Planejamento longo prazo, Contas a Pagar
Comunicação interna, Planejamento longo prazo, Faturamento, Contas a pagar
Planejamento longo prazo, Comunicação interna, Faturamento, Contas a pagar

2. Planejamento:
Não possui nenhum sistema de planejamento
O planejamento está baseado no estabelecimento de metas de vendas e ao controle do fluxo de caixa
O planejamento considera o período de 12 meses e abrange todas as áreas da Empresa
O planejamento considera períodos estratégicos de curto, médio e longo prazos com previsão de crescimento

3. Quanto a Organização:
Não possui um organograma funcional, e as decisões estão centralizadas na figura do Empresário ou em um sócio específico
Possui um organograma tradicional, os gerentes e/ou supervisores têm poderes relativos de decisão
Possui um organograma flexível, os gerentes ou supervisores têm poder de decisão
Possui um organograma flexível, as decisões estão descentralizadas, os funcionários assumem diferentes graus de responsabilidade

4. Nível de Informatização:
Não possui sistema de informatização, e/ou apenas planilhas e processamento de texto
Até 50% dos processos e atividades da Empresa estão informatizados e poucos profissionais utilizam o sistema
Entre 50% dos processos estão informatizados utilizados por áreas específicas
Todas as áreas estão informatizadas e integradas

5. No que tange ao processo de Formação do Preço de Venda, a Empresa:
Acompanha o preço do mercado
Utiliza algum tipo de fator sobre o custo
Calcula o custo corretamente e aplica o fator de Mark-up
Calcula corretamente o custo, aplica o fator de Mark-up, acompanhamento a lucratividade antes de dar descontos

6. Em relação a projeção de resultados:
Não faz nenhum tipo de projeção
Realiza projeções para os próximos 2 meses
Faz projeções de vendas, compras e lucros, para os próximos 2 anos
Realiza projeções para os próximos 2 anos levando em conta os seus números e também o cenário setorial

7. Para o acompanhamento do capital de giro, a empresa concebe o fluxo de caixa, como:
Para controlar os pagamentos/recebimentos da semana
Para controlar os pagamentos/recebimentos do mês e avaliar o estouro / sobra de caixa
Para projetar estouro/sobra de caixa para os próximos 2 meses, definindo estratégias para captação/destinação de recursos
Como ferramenta integrada ao planejamento de vendas/compras para os próximos 6 meses, avaliando necessidade de capital para financiar mais atividades

8. Para analisar a viabilidade econômica do negócio, a Empresa:
Acompanha o fluxo de caixa, avaliando se irá faltar/sobrar recursos
Acompanha o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados mensal, verifica se houve lucro ou prejuízo
Avalia o lucro em relação ao capital investido, comparando a outras alternativas
Compara sua taxa de retorno a outra alternativas de investimentos e ao seu retorno de atuação, projetando para os próximos 2 anos

9. Capacidade de investimento:
Vendendo o jantar para comprar o almoço
Dependendo do próprio desempenho comercial para ampliar poupança
Acesso a crédito e capacidade de poupança
Uso de recursos próprios sem comprometer a operação + acesso a crédito

10. Uma compra é feita:
Informalmente por qualquer funcionário
Quando o estoque está baixo através do pessoal responsável pelo mesmo
Através de solicitação formal, porém sem programação de produção e/ou financeira
Através de solicitação formal, com análise das necessidades da produção, histórico de compras e disponibilidade financeira

11. A maioria das compras é feita:
Com quem vender mais barato
Com quem vender mais barato e com prazo longo
Com fornecedores tradicionais e com produtos de qualidade
Com análise profunda de preço, prazo, qualidade e fornecedor

12. O estoque é controlado:
Visualmente
Com controles manuais
Com controles informatizados não integrados
Com sistemas integrados on-line (em tempo real)

13. O Sistema de Custo:
Só leva em consideração a matéria-prima
Calcula a matéria-prima e faz um rateio das outras despesas através do feeling
É analisado produto a produto de acordo com os custos da produção
São calculados os custos indiretos de fábrica, a mão de obra utilizada, matéria-prima e os tempos utilizados para fabricação

14. Cada produto fabricado pela empresa:
É feito pela experiência dos anos
Tem uma lista de materiais utilizados
Tem uma lista dos materiais e anotações técnicas gerais
Possui uma folha de operações, envolvendo materiais, tempos e processos empregados

15. Toda a Produção:
É feita sem planejamento de capacidades e prioridades
São analisadas as prioridades somente
É feito um planejamento informal do que deve ser feito
Tem um planejamento formal, considerando capacidade, prioridades e processos documentados

16. Sua Empresa:
Não realizou ainda nenhuma ação voltada à implantação da qualidade
Estão começando a sensibilizar os funcionários para implantação da qualidade
Está realizando ações sistematizadas envolvendo treinamento, e implantação de melhoria dos processos
Tem programas de qualidade implantados, busca ou possui, certificação


martinovich grafico