ACP – Formação de Analistas de Custos e Preços

Curso
Duração: 48 horas

OBJETIVOS GERAIS

  • Conhecer profundamente a estrutura dos produtos, isto é, toda a matéria-prima utilizada e o processo produtivo para produzir cada produto da empresa;
  • Utilizar os créditos fiscais para a composição dos custos dos produtos;
  • Calcular tecnicamente o custo da mão de obra e a sua parcela no cálculo dos custos;
  • Calcular o preço de venda, levando em consideração todos os impostos, a comissão, a despesa administrativa e o lucro;
  • Utilizar o lucro como força de venda ou de rentabilidade financeira;
  • Montar uma política de preços, que satisfaça a empresa e o mercado;
  • Reduzir custos e despesas, caso o preço calculado não for bom para o mercado;
  • Montar uma estratégia de preços como alavancadora das vendas.

TÓPICOS E CONTEÚDO

MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA
  • Conceito de Custo Financeiro;
  • Composição das Taxas;
  • Análise de Taxas.
ANÁLISE DE CUSTOS
  • Terminologia Usual;
  • Critérios de Distribuição dos Gastos;
  • Créditos Fiscais;
  • Cálculo do Custo Industrial.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
  • Estrutura do Preço de Venda;
  • Aspectos Fiscais d Tributários;
  • Despesas Variáveis;
  • Despesas Fixas;
  • Margem de Lucro;
  • Cálculo do Preço de Venda.
LEVANTAMENTO DE RESULTADOS
  • Ponto de Equilíbrio (Break Even Point);
  • Demonstrativo de Resultado Econômico.
PLANO DE REDUÇÃO DE CUSTOS
  • O Tripé do Custo Industrial;
  • Como Analisar os Custos de Chão de Fábrica;
  • Como Reduzir cs Custos Industriais.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS
  • Tabela Flexível de Preços;
  • Como Utilizar a Margem de Lucro como Ganho de Mercado;
  • Analisando a Viabilidade Econômica dos Preços;
  • Analisando a Capacidade de Fabricação.