FAC – Formação de Analistas de Crédito

Programa Integrado
Duração: 48h

OBJETIVOS GERAIS

  1. Proporcionar as condições necessárias para, além de analisar o cliente sob a ótica financeira que é fundamentalmente importante, também definir uma política de crédito abrangente e detalhada, contemplando o princípio da eqüidade.
  2. Analisar o potencial de pagamento do tomador, bem como os riscos envolvidos nas operações de crédito, tanto sob o enfoque bancário como sob o ângulo empresarial.
  3. Otimizar a área de Análise de Crédito, como alavancadora de receitas e resultados, ou seja vendendo mais e melhor a empresa incrementa sua participação em seu mercado, além de proporcionar melhores índices de recebíveis, significando impactos positivos na liquidez e na solvência do fluxo de caixa.
  4. Dotar os participantes de conhecimentos estratégicos e negociais, objetivando distinguir os melhores procedimentos para evitar a inadimplência, e quando ocorrer, os caminhos mais viáveis para a negociação dos créditos, buscando o recebimento dos mesmos e a permanência do cliente.
  5. Motivar a troca de experiências entre os participantes, integrando a teoria com exemplos verídicos que complementam o programa e permitem a adequação á realidade empresarial vivida por cada um.

TÓPICOS E CONTEÚDO

PRINCIPAIS FERRAMENTAS APLICADAS
  • O papel estratégico da gestão de créditos; Gestão de custos e formação de preços; Matemática financeira aplicada; O estudo da riqueza e suas tendências.
PESSOA FÍSICA: ANÁLISE, CONCESSÃO E GESTÃO DE CRÉDITOS
  • Cadastro, Crédito & Cobrança; Cadastro: o poder da informação; Análise de crédito: a ferramenta; Concessão de créditos por pontuação; O IPI – índice de propensão a inadimplência; Visão política e decisão de crédito.
PESSOA JURÍDICA: ANÁLISE, CONCESSÃO E GESTÃO DE CRÉDITOS
  • Cadastro, Crédito & Cobrança; Análise de empresas; Cadastro: o poder da informação; Análise de crédito: a ferramenta; O rating e a análise de riscos; Visão política e decisão de crédito.
RECUPERANDO CRÉDITOS & NEGOCIANDO COM INADIMPLENTES
  • Inadimplência: principais motivadores; Análise de crédito; Crédito: titulação e tipos comuns; O cliente não pagou! E agora? A arte de negociar com inadimplentes; O acordo: será que é possível?