Como Otimizar os Custos e Formar Preços Competitivos
OBJETIVOS GERAIS
TÓPICOS E CONTEÚDO
Reavaliação de Métodos e Aperfeiçoamento
COMPETITIVIDADE E GLOBALIZAÇÃO
As Principais Mudanças no Mundo Empresarial Os Cenários: Globalização e Competitividade Análise Ambiental Externa e Interna Indicadores MacroEconômicos e Projeções Contribuição de cada área da empresa na formação de preços
GESTÃO DOS ELEMENTOS DE CUSTEIO
Diferenças técnicas entre Custos e Despesas Relações existentes entre os Gastos Fixos e Variáveis Aspectos Fiscais e Tributários Regimes de Apuração de Lucro Créditos e Incentivos Fiscais
CUSTO DE MATERIAIS E DO PROCESSO INDUSTRIAL
Custo da Matéria-Prima, Estocagem e Perdas. Mão de Obra Direta e Custos Indiretos de Fabricação Custeio por “Absorção” e por “Tempo” Método: Custo/Minuto/Fase/Produto Dimensionamento das Capacidades Instaladas e Utilizadas O Custeio Marginal como Ferramenta de Apoio Decisorial
FORMAÇÃO DE PREÇOS
Alocação dos Elementos de Custeio A Estruturação dos Fatores de Mark-up Definição das Margens de Lucro Negocial A Determinação do Preço Final – Mercado Interno e Exportações
MARGEM, MIX E VOLUME
O cálculo “correto” da Margem Bruta Global, por Produtos e por Famílias Qual é o Preço Ideal? Mínimo? Desconto? Itens, Clientes, Regiões X % Vendas, % Margens, e Gastos Fixos. O Faturamento Mínimo ou Ponto de Equilíbrio A Cota Objetivo para Remunerar o Capital